Dax Oil amplia produção de refinaria no Polo Industrial de Camaçari - Jornal Camaçari - Pra quem quer mais!

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Dax Oil amplia produção de refinaria no Polo Industrial de Camaçari



Primeira e única refinaria privada do Estado da Bahia, a Dax Oil Refino está investindo na ampliação da sua unidade industrial, no Polo de Camaçari. A fábrica, que produz gasolina “A”, óleo diesel, óleo combustível, parafina e solventes, vai ampliar a sua capacidade de refino de petróleo de 2.500 barris por dia (bpd) para 4.000 bpd. “A ampliação já está concluída e estamos aguardando a vistoria da Agência Nacional de Petróleo (ANP)”, informa Francisco Carlos Carvalho, diretor da empresa, anunciando que a refinaria já está projetando “nova ampliação para 8.000 bpd, prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2021”. Segundo o diretor, o investimento estimado é da ordem de R$ 50 milhões e a expectativa é gerar mais 50 novos empregos, que se somarão aos atuais 282 postos de trabalho diretos e indiretos.

“A ampliação da nossa capacidade de refino visa, principalmente, atender ao aumento da oferta de petróleo que é produzido pelos produtores independentes, que deverá ocorrer após a venda/leilões dos campos maduros pela Petrobras”, afirma o diretor da Dax Oil, ressaltando que “a possibilidade de maior aquisição de petróleo, consequentemente, contribui para a geração de mais emprego e renda para o município de Camaçari e para o Estado da Bahia”. A empresa vai agregar mais 50 novos empregos diretos e indiretos aos atuais 79 postos de trabalho diretos, 53 terceirizados e 150 indiretos.

“Os benefícios que essa ampliação trará são, sem dúvida, muito importantes para a região. Estamos vivendo uma crise mundial e ter novos investimentos em vista é de extrema relevância”, destaca o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia.

Ao detalhar o projeto de ampliação, o diretor Francisco Carlos Carvalho, diz que  “hoje, nossa planta tem capacidade instalada/autorizada pela ANP para refinar 2.500 bpd. Com a ampliação que já está concluída para mais 1.500 b/d, totaliza 4.000 bpd”. Ele informa que “o projeto atual está concluído e deverá entrar em operação tão logo a ANP faça a vistoria final. Após essa liberação, iremos iniciar uma nova revamp para mais 8.000 bpd, passando a ter uma capacidade instalada de 12.000 b/d, prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2021”.

A produção atual e futura da Dax Oil está direcionada para clientes em dois estados - Bahia (84%) e São Paulo (16%). “Com a ampliação, os principais mercados serão os mesmos, assim como os segmentos/clientes - distribuidores de combustíveis e distribuidores de solventes, autorizados pela ANP”, afirma Francisco Carvalho.

A Dax Oil está instalada no Polo Industrial de Camaçari desde outubro de 2001, onde a empresa também investe em programas de responsabilidade social e relacionamento com as comunidades vizinhas. Entre as ações, o diretor ressalta que a companhia oferece aprendizado industrial para os filhos dos funcionários, doação de computadores para a Prefeitura de Camaçari para iniciação à informática das crianças das comunidades carentes, doação de alimentos para casas de idosos e também de cestas básicas, que são distribuídas através da LBV para o sertão baiano.