Jovem de Camaçari é selecionada para programa do UNICEF de combate a Fake News - Jornal Camaçari - Pra quem quer mais!

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Jovem de Camaçari é selecionada para programa do UNICEF de combate a Fake News

Bruna Calazans

O #tmjUNICEF é um programa de voluntariado online, lançado em abril pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que visa combater as notícias falsas em tempos de pandemia. Entre os jovens selecionados está Bruna Calazans, 26, moradora de Camaçari.

O WhatsApp concentra quase 74% de Fake News. Em Camaçari esse cenário de desinformação pode ser percebido principalmente nos grupos do aplicativo de mensagens instantâneas, prejudicando o combate ao vírus.  Dessa forma, os voluntários do UNICEF vêm atuando ativamente nas redes sociais enfrentando notícias falsas e promovendo os direitos de crianças e adolescentes. 

Bruna é Relações Públicas, mestre em Cultura e Sociedade (UFBA) e atua como professora do IFBA Camaçari no programa Mulheres Mil. Em texto publicado no Medium  destacou a importância do programa. “Estarei junto com jovens de todo o Brasil, durante os próximos oito meses, sendo capacitada com informação e metodologias para atuar digitalmente, a serviço da comunicação, multiplicando conteúdo seguro. Juntos ajudaremos a construir uma comunidade de voluntariado, baseada em evidências.”

Entre as ações do #tmjUNICEF está o Dicionário da Pandemia, ainda em construção, com um material 100% produzido pelos jovens, o projeto traz um álbum de palavras e expressões do dia a dia da pandemia.


Além do programa, o UNICEF lançou um chatbot para responder principais dúvidas sobre coronavírus. Através do Whatsapp (link), os usuários podem fazer perguntas e receber respostas baseadas nas orientações e dados das comunicações oficiais do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do UNICEF.