terça-feira, 24 de março de 2020

Chuva causa alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores em Camaçari



Diante da forte chuva que ocorreu na madrugada desta quarta-feira (24/3), a Prefeitura de Camaçari, através da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), se mantém alerta e de plantão para atender qualquer chamado de emergência. Desde as 2h30 da madrugada, o setor segue atendendo as ocorrências que foram registradas.

De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador do órgão, 11 chamados foram referentes a alagamentos, a exemplo das localidades de Jardim Brasília e Catu de Abrantes, ocorridos por redes de esgoto entupidas e casas localizadas em áreas mais baixas. Outros cinco registros foram por queda de árvores nos bairros Parque Real Serra Verde, Inocoop, Parque Verde, Barra do Pojuca e Monte Gordo.

“Um dos principais telefonemas que recebemos tratava-se de deslizamento de terra no bairro Parque das Mangabas. Nossa equipe já se deslocou para dar todo suporte necessário e graças a Deus não tivemos feridos. Ainda atendemos a duas ocorrências de deslizamentos de muro e uma erosão na Igreja Católica de Barra do Jacuípe. O volume de água foi grande e nossa equipe está em alerta”, disse, acrescentando que o call center da Defesa Civil foi reforçado para atender todos os chamados.

A previsão é que o tempo continue chuvoso durante o dia e à noite. De acordo com o órgão, a temperatura fica com mínima de 24° e máxima de 30°, ventos de 22 km/h e com previsão de volume pluviométrico de 70 mm.

O coordenador chama a atenção da população para adotar alguns comportamentos que podem evitar incidentes nesse período. “Eu peço aos munícipes que não estacionem carros debaixo de árvores ou próximo de bueiros, e que não joguem lixo nas ruas para que as bocas de lobo não entupam”, sinalizou, apontando que essas imprudências trazem danos à população.

Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil através do telefone 199. A ligação é gratuita. As pessoas podem ligar ainda para (71) 3622-7755 ou para o celular corporativo (71) 98796-9858. O atendimento funciona em regime de plantão 24 horas.