terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Prefeitura conduz vistoria em prédio que vai abrigar novas turmas do Cetep


Na tarde desta segunda-feira (27/1), a secretária de Educação, Neurilene Martins e o superintendente estadual da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, acompanhados de uma equipe técnica, realizaram uma vistoria no espaço onde funcionava o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Avenida Eixo Urbano Central, no Centro de Camaçari. A visita aconteceu após a assinatura do acordo de cooperação técnica, firmado entre prefeitura e estado, que permite a ampliação estrutural do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (CETEP-RMS) de Camaçari e, consequentemente, uma maior oferta de vagas em cursos da Educação Profissional e Tecnológica no município.

Com um espaço amplo e em bom estado, as instalações do prédio estão interligadas à unidade do CETEP. A expansão tem como intuito aumentar o número de salas e laboratórios para o desenvolvimento das atividades, bem como as oportunidades de ingresso de novos alunos. A ampliação permitirá a capacitação dos jovens e adolescentes do município a partir dos cursos técnico-profissionalizantes de nível médio. 



Durante o encontro, a secretária Neurilene Martins comentou sobre a importância de obter um diálogo fluído entre as duas entidades para a elaboração do processo de planejamento de ações e estratégias. “Nós firmamos uma parceria exemplar entre município e estado, visando ampliar as possibilidades de formação dos nossos estudantes. Nós sabemos que o CETEP tem uma demanda reprimida e nós temos muito mais alunos que querem ingressar do que vagas. Então, com essa decisão, que foi tomada pelo prefeito Elinaldo, em ceder esse equipamento, esse panorama será alterado”.

De acordo com o superintendente do estado, Ezequiel Westphal, conhecer e averiguar todas as instalações é um dos passos necessários e importantes neste primeiro momento. “Temos como pretensão poder estender a educação profissional para toda a comunidade, mas ao mesmo tempo poder permitir que outras políticas educacionais do município também ocorram em conjunto. E essa visita técnica, de um modo geral, é para ver as condições e a criação de um plano de trabalho efetivo”, salientou.

A diretora do CETEP-RMS, Márcia Rejane, também participou da visita e, na oportunidade, explicou que esta questão é proveniente de uma demanda antiga. “Nós já vínhamos em busca dessa ampliação da oferta há um bom tempo. Esse encontro que é de suma importância para que realmente, a partir de agora, se trabalhe para ampliar a oferta do ensino da educação profissional em Camaçari com os olhares e as gestões necessárias”, reforçou a gestora.

Na unidade do CETEP, são ofertados cursos na área industrial como: eletrotécnica, eletromecânica, mecatrônica, química e meio ambiente. Atualmente, a instituição atende a aproximadamente 800 alunos.