Camaçari recebe 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia - Jornal Camaçari - Pra quem quer mais!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Camaçari recebe 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia

Foto: Erica Fotografia

Camaçari está na rota de apresentações do 4ª Festival de Teatro do Interior da Bahia. Mais de 60 peças baianas participaram da seleção do evento e 12 delas acabaram de ser escolhidas pela sua comissão avaliadora para circular por três cidades do interior da Bahia. Camaçari e Jequié também estão no roteiro, que será acompanhado por um júri com a missão de escolher as cinco melhores peças. Elas concorrerão, em maio, ao Prêmio Braskem de Teatro. O festival é uma realização do Polo Cultural com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia por meio do Fazcultura.

As apresentações em Camaçari encerram o cronograma do festival entre os dias 24 e 28 de março. Antes, o festival passa por Jequié entre 10 e 14 de fevereiro e por Barreiras entre 10 e 14 de março. As peças escolhidas passaram pelo crivo de uma comissão avaliadora, formada pelo ator, diretor e professor Celso Jr., ator e dramaturgo Aldri Anunciação, e pelo ator, diretor teatral e artista visual Fernando Marinho, curador e diretor artístico do festival. Os nomes das montagens (abaixo) podem ser conhecidos nas redes sociais do festival.

Lauro de Freitas e Vitória da Conquista são destaques no resultado, cada qual com duas produções selecionadas, seguidas de Feira de Santana, com duas, vindo depois Alagoinhas, Porto Seguro, Juazeiro e Irecê, cada qual com uma.Em cada cidade, duas produções locais integram a programação do festival, que inclui mesas redondas, palestras e oficinas.


Além de ser visto como uma grande oportunidade para que grupos teatrais baianos conquistem reconhecimento, incentivo e visibilidade, o Festival de Teatro do Interior da Bahia é um passaporte para concorrer à mais importante premiação de teatro da Bahia, o Prêmio Braskem de Teatro – que está na sua 28ª edição - eque desde 2015 criou a categoria Espetáculo do Interior da Bahia com o objetivo de reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos.

"O festival tem papel fundamental, pois inspira a criação de novas produções no interior do estado da Bahia. Há 27 anos, a Braskem apoia a cena teatral baiana patrocinando o Prêmio Braskem de Teatro por acreditar no poder transformador das pessoas e no empreendedorismo por meio da economia criativa", ressalta a diretora de Marketing e Comunicação Corporativa da Braskem, Ana Laura Sivieri.

SERVIÇO:

FESTIVAL DE TEATRO DO INTERIOR DA BAHIA
Jequié – 10 a 14 de fevereiro de 2020
Barreiras - 10 a 14 de março de 2020
Camaçari – 24 a 28 de março de 2020

SELECIONADOS: 
1 - A Travessia do Grão Profundo (Irecê)
2 - Construção (Lauro de Freitas)
3 - Festa na Fé (Vitória da Conquista)
4 - Formigas (Vitória da Conquista)
5 - Lucas da Feira (Feira de Santana)
6 - Marama (Lauro de Freitas)
7 - Nelson em Jogo (Feira de Santana)
8 - Nem Tanto, Nem Tão Pouco (Lauro de Freitas)
9 - O Príncipe Feliz (Vitória da Conquista)
10 - Planta do Pé (Porto Seguro)
11 - Quebranto (Juazeiro)
12 - Rosas Negras (Alagoinhas)